terça-feira, 25 de agosto de 2009

Meteorologia

PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES
DISCIPLINA DE FÍSICA
PROF. RESPONSAVEL: RAFAEL PALÁCIOS
TURMA: 3 ºA


METEOROLOGIA NO DIA A DIA

Ciente da correria do cotidiano o objetivo principal desse trabalho é divulgar a importância das previsões do tempo. Dessa forma, utilizar-se-à todos os conceitos físicos envolvidos na meteorologia do dia a dia.

INTRODUÇÃO

A cada dia que passa torna-se mais difícil fazer uma boa previsão do tempo, uma vez que as variáveis envolvidas são complexas e difíceis de serem trabalhadas. Toda previsão é baseada em modelos físicos e matemáticos, que com uma dada seqüência de dados podem modelar o que viera a acontecer caso o clima continue comportando-se aquela maneira.
O que acontece é que muitas vezes essas variáveis interferem no comportamento do clima, podendo haver mudanças com relação ao previsto anteriormente. Com base na necessidade de se atualizar as previsões do tempo diariamente tem-se uma ferramenta totalmente útil e por muitas vezes despercebida, que é a divulgação da mesma através do jornal.
Em uma pesquisa interna realizada dentro de uma sala de aula, tem-se que de cada 25 alunos que pegam o jornal, apenas 2 alunos tem curiosidade de ler a previsão do tempo. Com base nesses dados, além de divulgar a importância de se ler a previsão do tempo, como trata-se de um trabalho elaborado na disciplina de Física, tratar-se-à o assunto do ponto de vista físico, analisando o texto do jornal com uma visão cientifica.
Com relação a previsão diária fornecida pelo jornal, temos que são dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), tendo a total confiabilidade os dados trabalhados.

O JORNAL
No dia 22 de agosto de 2009, tem-se a previsão:

Tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente a partir do final da tarde em todo o estado. Temperatura: Max.:30 graus Celsius e min.: 20 graus Celsius. Vento direção E-intensidade: fracos/moderados com rajadas. Em Dourados tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas, especialmente a partir do final da tarde. Temperatura: ligeira elevação, max.: 25 graus Celsius e min.: 7 graus Celsius.


Sem aprofundar muito o assunto percebe-se que para esse dia tem-se a previsão de um dia nublado, sem sol, com possibilidades de chuva e trovoadas em algumas regiões a partir da tarde. Para uma pessoa informada sobre o tempo, todos esses dados são relevantes para fazer planos, carregar um guarda-chuva, por exemplo, ou agasalhar melhor uma criança ao sair. Em fim para uma gama de situações é sempre bom saber como anda o clima lá fora.
Já do ponto de vista cientifico, pode-se afirmar que o notável aumento da umidade do ar evidencia um saturamento de vapor de água na atmosfera. Esse vapor de água se aglomera, quase sempre por volta das 10:00 da manha formando nuvens do tipo cúmulos no céu. Já essas nuvens formam aglomerados denominados cúmulos-congestos, caracterizados por uma grande quantidade de vapor de água na sua parte inferior.
Com a aglomeração dessas nuvens temos uma grande saturação de vapor de água o que resulta em precipitação em forma de chuva. Com relação ao vento e sua direção, tem-se que esses são ventos dominantes dessa região, já que em médias latitudes a rotação da terra dá uma componente de leste para oeste na movimentação do ar.
Já com relação as quedas de temperaturas, tem-se que nas proximidades dessa região a grandes formações de massas de ar com características da região sul e polar que ao chegarem fazem as temperaturas caírem.

Um comentário: