quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Humor!!!

Pela Professora Solange Bezerra

QI DO EINSTEIN

Einstein foi a uma festa e não conhecia ninguém...
Logo foi tentando se misturar aos convidados:
- Oi, como vai? – perguntou ele.
- Vou bem!
- Qual é o seu QI?
- 250. Então logo começou a conversar sobre Física Quântica, Teoria da Relatividade, Bombas de Hidrogênio, Deus, O Universo, etc. Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
- Qual seu QI?
- 150. Então novamente começou a conversar, só que desta vez sobre política, desigualdade social, justiça, questões internacionais, etc. Andou mais um pouco e encontrou uma terceira pessoa:
- Oi, como vai? – perguntou ele.
- Tudo bem!
- Qual o seu QI?
- 100. Então começou a conversar sobre desemprego, reforma agrária, aumento dos combustíveis, Mensalão, Bin Laden, etc. Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
- Como está, tudo bem?
- Tudo ótimo.
- Qual o seu QI?
- 50. Então começou a falar sobre casa dos artistas, big brother, novelas e minisséries, música baiana, Rock in Roll, Adriane Galisteu, Luciana Gimenez, FHC, Jader Barbalho, etc. Deu mais uma volta e encontrou outra pessoa e perguntou:
- Qual é o seu QI?
- 10.
- E aí mano, firmeza? E o ‘Curintia’?

Charges do 1º A!!!

Charges do 1º A!!!

Charges do 1º A!!!

Tradução de Notícias

Na aula de Inglês da Professora Sandra Adriana de Macedo:

Aula de Ciências: Preservação da água...

Aprendendo a fazer pipa!

Para você aprender a fazer pipa, conhecer as normas de segurança e ver diferentes modelos feitos com muita criatividade: Clique aqui!

Água

Poesia...

Ondas

A amizade é como uma onda na praia,
Vai e vem ,
às vezes deixam marcas
Que nunca se vão.

Amar é como uma onda na praia,
Às vezes grandes amores se vão,
Assim como voltam.

Os nossos corações são como grandes ondas na praia,
Às vezes estão furiosos,
Às vezes calmos.

A amizade, grandes amores, os corações
São como ondas na praia, se movimentam
a cada Instante de nossas vidas.

(Autora: Daiane Siqueira Marques da Silva)
(1º ano A – ensino médio)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Meteorologia

PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES
DISCIPLINA DE FÍSICA
PROF. RESPONSAVEL: RAFAEL PALÁCIOS
TURMA: 3 ºA


METEOROLOGIA NO DIA A DIA

Ciente da correria do cotidiano o objetivo principal desse trabalho é divulgar a importância das previsões do tempo. Dessa forma, utilizar-se-à todos os conceitos físicos envolvidos na meteorologia do dia a dia.

INTRODUÇÃO

A cada dia que passa torna-se mais difícil fazer uma boa previsão do tempo, uma vez que as variáveis envolvidas são complexas e difíceis de serem trabalhadas. Toda previsão é baseada em modelos físicos e matemáticos, que com uma dada seqüência de dados podem modelar o que viera a acontecer caso o clima continue comportando-se aquela maneira.
O que acontece é que muitas vezes essas variáveis interferem no comportamento do clima, podendo haver mudanças com relação ao previsto anteriormente. Com base na necessidade de se atualizar as previsões do tempo diariamente tem-se uma ferramenta totalmente útil e por muitas vezes despercebida, que é a divulgação da mesma através do jornal.
Em uma pesquisa interna realizada dentro de uma sala de aula, tem-se que de cada 25 alunos que pegam o jornal, apenas 2 alunos tem curiosidade de ler a previsão do tempo. Com base nesses dados, além de divulgar a importância de se ler a previsão do tempo, como trata-se de um trabalho elaborado na disciplina de Física, tratar-se-à o assunto do ponto de vista físico, analisando o texto do jornal com uma visão cientifica.
Com relação a previsão diária fornecida pelo jornal, temos que são dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), tendo a total confiabilidade os dados trabalhados.

O JORNAL
No dia 22 de agosto de 2009, tem-se a previsão:

Tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente a partir do final da tarde em todo o estado. Temperatura: Max.:30 graus Celsius e min.: 20 graus Celsius. Vento direção E-intensidade: fracos/moderados com rajadas. Em Dourados tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas, especialmente a partir do final da tarde. Temperatura: ligeira elevação, max.: 25 graus Celsius e min.: 7 graus Celsius.


Sem aprofundar muito o assunto percebe-se que para esse dia tem-se a previsão de um dia nublado, sem sol, com possibilidades de chuva e trovoadas em algumas regiões a partir da tarde. Para uma pessoa informada sobre o tempo, todos esses dados são relevantes para fazer planos, carregar um guarda-chuva, por exemplo, ou agasalhar melhor uma criança ao sair. Em fim para uma gama de situações é sempre bom saber como anda o clima lá fora.
Já do ponto de vista cientifico, pode-se afirmar que o notável aumento da umidade do ar evidencia um saturamento de vapor de água na atmosfera. Esse vapor de água se aglomera, quase sempre por volta das 10:00 da manha formando nuvens do tipo cúmulos no céu. Já essas nuvens formam aglomerados denominados cúmulos-congestos, caracterizados por uma grande quantidade de vapor de água na sua parte inferior.
Com a aglomeração dessas nuvens temos uma grande saturação de vapor de água o que resulta em precipitação em forma de chuva. Com relação ao vento e sua direção, tem-se que esses são ventos dominantes dessa região, já que em médias latitudes a rotação da terra dá uma componente de leste para oeste na movimentação do ar.
Já com relação as quedas de temperaturas, tem-se que nas proximidades dessa região a grandes formações de massas de ar com características da região sul e polar que ao chegarem fazem as temperaturas caírem.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chuva de Meteoros!



CHUVA DE METEOROS PERSEÍDEAS

Nessa quarta-feira, 12 de agosto, acontecerá o pico da chuva de meteoros perseídeas.

Como o próprio nome já diz, esses meteoros aparentemente surgem da constelação de Perseus.
Na verdade, esses meteoros são fragmentos do cometa Swift-Tuttle (1862 III) que ficaram pra trás. Quando a Terra cruza com esse rastro deixado no espaço, acontece as chamadas chuva de meteoros.
No caso dos perseídeas, a terra cruza esse rastro no período de 23 de julho a 22 de agosto.

O pico de meteoros atingindo a atmosfera terrestre é no dia 12 de agosto com uma taxa de 80 meteoros entrando por hora.

Fonte: http://caddourados.blog.terra.com.br/ Clube de Astronomia Dourados.
Trabalho desenvolvido pelos alunos do 9º B na aula de História com a professora Daniele (Substituta da Profª Carmen).







terça-feira, 11 de agosto de 2009

O QUE É A GRIPE SUÍNA
A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por conta de um vírus tipo A que faz com que ocorra regularmente crises de gripe em porcos.
Porém, o vírus vence a barreira entre espécies e acaba afetando humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930.
A gripe suína, pode até matar, assim como vêm acontecendo em alguns países.

VEJA COMO PREVENIR-SE DESSA EPIDEMIA:

Consumir carne de porco pode causar gripe suína?
Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

O que fazer para evitar o contágio?
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, dores musculares, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia.

Fonte: http://www.sempretops.com/saude/como-prevenir-se-da-gripe-suina/

Meio Ambiente em Dourados

Devemos preservar o meio urbano, jogando o lixo nos cestos de coleta. Assim a nossa cidade fica mais bonita!

Projeto Meio Ambiente!

Este é um trabalho desenvolvido com o 6º e 7º ano pelas professoras Carmen e Amélia!

Ser Adolescente

Ser adolescente é ser obediente, estudioso e não ser aquele que não quer saber de nada, bater em seus próprios pais, mata, rouba, fuma maconha e muitas outras coisas.
Ser adolescente é uma grande benção para seus pais porque: trabalha para ajudar nos alimentos, na construção do seu futuro, ver os seus filhos crescer forte e saudável, ver os seus filhos vender o que você faz de bem e não de mal, e não ensinar tudo de mal ensinando que os filhos até dizem para seus pais que eles na entendem nada que não é para eles se meter na vida dele.
Ser adolescente é aquele que os outros tenham orgulho e não que os outros tenham medo, e nem tem coragem de chegar perto.
Ser adolescente é aquele que tem orgulho de si mesmo.

Raine A. Soares, 7º A.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Quem foi Floriana Lopes?

Biografia do Patrono:

A Profª. Floriana Lopes, nascida na cidade de Porto Vilma, Estado de Mato Grosso do Sul, no dia 22 de agosto de 1935, filha de Natalício Lopes e de Da. Fermina Lopes, vindo posteriormente a ficar órfã de pai e mãe.

Devido ao falecimento de seu pais passou a morar na residência da tradicional família Afife Bussuam e Izaat Bussuam que na época dedicavam-se à administrar o “Lar Santa Rita de Cássia” de Dourados.

Assim como essa família a referida professora também dedicou parte de sua vida, prestando relevantes serviços aos pequenos daquela entidade.

No ano de 1976, concluiu o 2º grau na Escola “Osvaldo Cruz de Dourados”, no curso habilitação para o Magistério de 1º Grau de 1ª a 4ª Séries.

Ingressou sua carreira no grupo do magistério em 03/05/1978, quando então foi enquadrada pelo estado de Mato Grosso do Sul

Posteriormente fez o curso superior em Artes Plásticas na “Faculdade de Ciências, Letras e Educação e Cultura de Presidente Prudente” vindo a concluí-lo em 1982.

Exerceu sua função nas Escolas Municipais “Januário Pereira de Araújo” e “Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária” pela Prefeitura Municipal de Dourados.

Prestou serviços na “Escola Estadual de 1º Grau Maria da Gloria Muzzi Ferreira” desde o início do seu enquadramento, quando veio a falecer em 27/10/1983, vítima de acidente automobilístico.